O QUE É LIOFILIZAÇÃO?
A liofilização é o processo de desidratação por sublimação, neste processo a água contida nos produtos que estão sendo liofilizados passa diretamente do estado sólido para o gasoso - sem passar pelo estado líquido. A principal vantagem de liofilizar sobre a desidratação convencional (por aquecimento) é a manutenção de todas as características e propriedades, estruturas físicas e nutricionais do produto, ou seja, apenas a água é removida, por isso é chamada de o processo nobre da desidratação.
Os produtos liofilizados podem ser preservados e armazenados sem a necessidade de qualquer tipo de conservantes ou baixa temperatura, basta acrescentar água que ele volta a ter todas suas características intocadas.
Para liofilizar qualquer produto é preciso desenvolver um Protocolo de Liofilização que varia de acordo com a composição do mesmo e sua estrutura molecular.
O processo em linhas gerais é de fácil compreensão primeiro congela-se o produto até que a água existente nele esteja totalmente congelada (maturado), em seguida, o produto é colocado em uma câmara de vácuo até que a água presente sublime, ou seja, passe do estado sólido diretamente para o gasoso. Dependendo do caso é possível adicionar aquecimento no equipamento controlado por AutoPID para a aceleração do processo.
Porém, colocar isto em prática já é outra história…
O fundamental para uma perfeita liofilização é o ponto de equilíbrio entre vácuo, frio e calor.
Nossos liofilizadores atingem temperaturas de até -105°C se necessário.
A liofilização é utilizada em diversas áreas, e mais comumente em produtos biológicos, fármacos e alimentos. Por exemplo: antibióticos, bactérias, soros, vacinas, medicamentos para diagnósticos, produtos contendo proteínas e biotecnológicos, células e tecidos humanos e de animais de outras espécies e produtos químicos. Nos alimentos as aplicações mais comuns são frutas, polpas de frutas, comidas, folhas, legumes, e grãos entre outros diversos produtos.
Uma dificuldade adicional para o sucesso de uma boa liofilização é o cuidado na hora de embalar os produtos liofilizados, pois muitos deles são bastante higroscópicos que é a característica de absorverem água rapidamente, inclusive a presente na atmosfera. Nesses casos é importante que os produtos sejam embalando ainda dentro do equipamento de liofilização, aproveitando assim o vácuo de dentro da câmara de secagem.
Se você precisa liofilizar algum produto nossa equipe está a sua disposição para auxiliá-lo tanto no protocolo como na adequação de equipamentos para sua necessidade, seja ela industrial ou de pesquisa científica.